Direitos Humanos / Educação: staff da CNDHC aprofunda conhecimentos sobre o tema

 “A Educação para os Direitos Humanos no Ensino Formal” foi o título de um seminário temático interno, em que participaram os funcionários da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, no passado dia 27 de Fevereiro de 2018.

Dirigida pela técnica ca CNDHC, Marísia Nascimento, a atividade teve como propósito a partilha dos conhecimentos adquiridos pela mesma durante a formação em Kigali, Ruanda, sobre “A implementação da Educação para os Direitos Humanos (EDH) nos programas oficiais”.

Durante a sessão, foi explicado como é que as Instituições Nacionais de Direitos Humanos podem contribuir para melhorar a EDH, que proporcione conhecimentos sobre os Direitos Humanos e os mecanismos para protegê-los, mas também, transmite as aptidões necessárias para promover, defender e aplicar os princípios de Direitos Humanos na vida quotidiana.

De referir que a iniciativa se enquadra no âmbito de seminários temáticos que a CNDHC quer promover internamente, com a finalidade de estimular os técnicos a preparar apresentações sobre temas diversos relacionados com os Direitos Humanos. Pretende-se, desde forma, reforçar os conhecimentos do staff e atuação da instituição nas mais diversas áreas.

Recorde-se, em Cabo Verde, o II Plano Nacional de Ação para os Direitos Humanos e a Cidadania, aprovado em Conselho de Ministros em 2017, prevê numa das suas ações a elaboração de uma Politica Nacional de Educação para os Direitos Humanos.

Artigos relacionados:

+ Educação em Direitos Humanos: CNDHC participa em formação em Kigali

+ 70 anos da DUDH: CNDHC e UDH iniciam ações de educação para os Direitos Humanos nas escolas