CNDHC, UE e NU lançam campanha de celebração dos “70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos” na ilha da Boa Vista

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC), a União Europeia (UE) e o Sistema das Nações Unidas (NU) em Cabo Verde lançam uma campanha nacional de promoção dos Direitos Humanos, no âmbito da celebração dos “70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”. O ato irá decorrer esta terça-feira, 19 de Junho, pelas 9 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Boa Vista.

A iniciativa, que conta com a parceria da Câmara Municipal da Boa Vista, irá contar com as presenças da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas; da Embaixadora da UE, Sofia Moreira de Sousa; da Coordenadora Residente das NU, Ana Patrícia Graça; e do Presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, José Luís Santos.

Após o lançamento, serão realizadas atividades alusivas à campanha na Escola do EBI da localidade de Povoação Velha (19 de Junho – 17h), com a parceria da Associação Varandinha; com alunos do Liceu da Boa Vista no Centro de Juventude local (20 de Junho – 9h); e com a comunidade do bairro da Boa Esperança (20 de Junho – 16h30), na sede da Associação Comunitária Unidos pela Boa Vista.

A campanha conta com o financiamento da UE, no âmbito do projeto “Promoção dos direitos humanos e laborais através do GSP+”, e o apoio do Sistema das Nações Unidas.

Tem como principal objetivo promover o conhecimento e o debate sobre a história, princípios e artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, mas também estimular a população cabo-verdiana a interiorizar esses princípios no quotidiano e a reconhecer a responsabilidade de todos na promoção e defesa dos direitos humanos, com vista ao desenvolvimento, organização, coesão e estabilidade social em Cabo Verde.

A campanha terá uma componente mediática e contará com o apoio especial do jovem artista Hilário Silva, que produziu uma música para o efeito e será uma das caras da campanha. Serão ainda realizadas ações de sensibilização nas escolas e comunidades, e de capacitação para jovens ativistas.

Recorde-se que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 10 de Dezembro de 1948, no rescaldo das atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial. O documento define os 30 direitos básicos de todos os seres humanos em todos os lugares, independentemente de qualquer condição, e está traduzido em mais de 500 línguas.