São Vicente: CNDHC participa na Semana Nacional da Cidadania

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos participou na Semana Nacional da Cidadania na ilha de São Vicente, através da Comissária Sandra Neves.

A atividade, promovida pelo recém-criado Observatório Cidadania Ativa de Cabo Verde, decorreu de 13 a 18 de Maio de 2019 na ilha de São Vicente.

Durante a cerimónia de apresentação pública do Observatório, no passado dia 13 de Maio, a Comissária da CNDHC representante da ADECO, Sandra Neves, proferiu um discurso, onde enalteceu aquela “iniciativa da sociedade civil mindelense de criar um Observatório com base na educação para a Cidadania, que será um contributo para que a sociedade cabo-verdiana esteja cada vez mais ciente da importância do exercício efetivo da cidadania e dos cidadãos estarem cientes dos seus direitos e deveres, exigindo o que lhes é devido e cumprindo as obrigações que a vida em sociedade implicam”.

Adiantou ainda que o projeto é prova de que “os cidadãos estão cada vez mais conscientes da importância do exercício da cidadania” e que “é preciso agora que seja reforçado o conhecimento sobre as melhores estratégias para se alcançar os objetivos de forma mais efetiva”.

Refira-se que o Observatório Cidadania Ativa de Cabo Verde foi criado em Março de 2019 na ilha de São Vicente por um grupo de quadros e representantes de organizações públicas e privadas, associações e profissionais de áreas distintas, tais como professores, jornalistas, psicólogos, sociólogos, agentes culturais, representantes dos estabelecimentos de ensino e de associações comunitárias. 

Tem como missão principal a educação para a cidadania, com o objetivo de consciencilizar a sociedade sobre os direitos e deveres dos cidadãos.