Educação: CNDHC assina protocolo com ME para reforçar promoção dos Direitos Humanos e Cidadania

Promover uma cultura de promoção e proteção dos direitos humanos e da cidadania é o principal objetivo do protocolo assinado entre o Ministério da Educação, através da Direção Nacional da Educação (DNE) e a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC). 

O documento foi assinado no passado dia 16 de Maio de 2019 pela Diretora Nacional da Educação, Sofia Figueiredo, e pela Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas. 

Na ocasião, as duas dirigentes ressaltaram o facto de o protocolo vir apenas formalizar a parceria que já existe entre as duas entidades. 

O protocolo prevê a colaboração na realização e difusão de programas sobre a temática dos direitos humanos e da cidadania na Rádio Educativa; disponibilização / doação de materiais aos estabelecimentos de ensino; elaboração de materiais didáticos e pedagógicos;  realização de atividades de sensibilização, formação e informação para professores, alunos, famílias e comunidade educativa; elaboração de currículos escolares, entre outros. 

Refira-se que o II Plano Nacional de Ação para os Direitos Humanos e a Cidadania (2017-2022) de Cabo Verde, aprovado em Conselho de Ministros em 2017, tem como uma das diretrizes a implementação de uma estratégia nacional de educação para os direitos humanos.

 

Artigos relacionados: 

+ CIDADÃO PIKINOTI EM VÍDEO: CNDHC ENTREGA DVD’S À DNE PARA DISTRIBUIÇÃO NAS ESCOLAS

+ II PLANO NACIONAL DE AÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS E A CIDADANIA (2017 - 2022)