Covid 19/ Inquérito sero-epidemiológico : Presidente da CNDHC integra equipa do CNEPS para acompanhar a pesquisa

A Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC), Zaida Morais de Freitas, integrou uma equipa do Comité Nacional de Ética em Pesquisas para a Saúde (CNEPS) para acompanhar no terreno o Inquério sero-epidemiológico da infeção por SARS-CoV-2 (covid 19) em Cabo Verde. 

Além da dirigente, integraram ainda a equipa a Presidente do CNEPS, Maria de Lourdes Monteiro e Maria do Céu Teixeira, também enquanto membro da equipa.

A comitiva acompanhou o processo de realização da pesquisa no dia 29 de Junho de 2020, tendo tido a oportunidade de observar o trabalho desenvolvido pela equipa de inquiridores em localidades e bairros dos concelhos de São Domingos e da Praia. Posteriormente, foi elaborado um relatório com algumas recomendações para a melhoria do processo.

Refira-se que a CNDHC é membro do CNEPS, pelo que a Presidente participa mensalmente nas reuniões daquela entidade, emitindo igualmente pareceres sobre aspetos relacionados com a ética nas pesquisas na área da saúde.

Recorde-se que o Inquério sero-epidemiológico da infeção por SARS-CoV-2 em Cabo Verde está a ser realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), em parceria com o Instituto Nacional de Estatística (INE), as Universidades de Cabo Verde e Jean Piaget e outros parceiros.