São Vicente: ilha acolhe missão do Mecanismo Nacional de Prevenção da Tortura

A ilha de São Vicente acolheu de 12 a 15 de novembro de 2020 uma missão do Mecanismo Nacional de Prevenção da Tortura. 

O programa da visita incluiu apenas a realização de visitas a locais de privação de liberdade e ao Tribunal de Execução de Penas e Medidas de Segurança e Medidas de Segurança de Barlavento. 

Foram visitadas: a Cadeia Central de São Vicente, o Centro de Apoio aos Doentes Mentais, o Equipamento Social do ICCA, as esquadras policiais de Fonte Inês, Monte Sossego e do Mindelo, e o Centro de Instrução Militar de Morro Branco – 1ª Região Militar. 

Além de conhecer as instalações, a equipa questionou os responsáveis, funcionários, utentes e reclusos ou detidos sobre o funcionamento das estruturas, com a finalidade de elaborar depois um relatório às autoridades competentes sobre aspetos a melhorar. 

A comitiva foi constituída pela Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, Zaida Morais de Freitas; pela Técnica da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, Zoraida Fortes; pelo Comissário representante do Ministério Público, Nilton Moniz; e pelo Comissário Representante das Comunidades Estrangeiras Residentes em Cabo Verde, José Viana.  

Esta foi a última deslocação do MNP durante este ano de 2020, em que foram realizadas deslocações às ilhas do Sal, Fogo, Brava e Santo Antão. 

Recorde-se que a CNDHC é a entidade designada como Mecanismo Nacional de Prevenção da Tortura em Cabo Verde, com a missão de prevenção da tortura e de outras penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes em locais de privação de liberdade, incluindo estabelecimentos prisionais, esquadras policiais, estruturas de saúde, entre outras. 

 

 

 

Artigos relacionados: 

SANTO ANTÃO: MECANISMO NACIONAL DE PREVENÇÃO DA TORTURA REALIZA MISSÃO À ILHA

FOGO E BRAVA: MECANISMO NACIONAL DE PREVENÇÃO DA TORTURA VISITA LOCAIS DE PRIVAÇÃO DA LIBERDADE

SAL / TORTURA: MECANISMO NACIONAL DE PREVENÇÃO VISITA LOCAIS DE PRIVAÇÃO DA LIBERDADE