Tortura: Mecanismo Nacional de Prevenção analisa denúncias e prepara plano de deslocações

Membros do Mecanismo Nacional de Prevenção da Tortura reuniram-se no passado dia 28 de abril de 2021 na sede da CNDHC, com a participação de alguns em formato online. 

O encontro teve como principal objetivo preparar o plano de deslocações para o ano de 2021, nomeadamente no que se refere às visitas a locais de privação de liberdade. Refira-se que essas visitas têm como finalidade fazer o seguimento das recomendações feitas pelo MNP em visitas anteriores. 

Análise de denúncias recebidas de reclusos da Cadeia do Fogo e definição de estratégias para o seguimento das recomendações submetidas pelo MNP às autoridades competentes foram outros pontos abordados. 

Além disso, foi abordada a questão da greve de fome realizada por um grupo de reclusos na Cadeia Central de São Vicente. Recorde-se que, a esse propósito, uma equipa do MNP deslocou-se ao estabelecimento no dia 23 de abril para se inteirar da situação, acompanhada por uma Técnica da CNDHC.  

O encontro contou com as participações da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas; do Assessor Jurídico, Arlindo Sanches; da Técnica Social, Zoraida Fortes; da Comissária representante da Ordem dos Advogados, Dulce Silva; do Comissário representante Ministério Público, Nilton Moniz; e da Técnica da CNDHC, Marísia Nascimento.  

Recorde-se que a CNDHC foi designada como o Mecanismo Nacional de Prevenção da Tortura em Cabo Verde.

Artigos relacionados: 

COMUNICADO DO MECANISMO NACIONAL DE PREVENÇÃO DA TORTURA SOBRE GREVE DE FOME DE RECLUSOS DA CADEIA CENTRAL DE SÃO VICENTE

MECANISMO NACIONAL DE PREVENÇÃO DA TORTURA PREPARA ATIVIDADES PARA 2021

CADEIA CENTRAL DE SÃO VICENTE: MECANISMO NACIONAL DE PREVENÇÃO DA TORTURA ENVIA RELATÓRIO COM RECOMENDAÇÕES ÀS AUTORIDADES