Tortura: Mecanismo Nacional de Prevenção da Tortura reúne-se para avaliar denúncias no Fogo e São Vicente 

No passado dia 4 de Agosto de 2021, os membros do Mecanismo Nacional de Prevenção (MNP) da Tortura realizaram mais uma reunião na sede da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania.

O encontro teve como um dos objetivos analisar a situação dos reclusos da Cadeia Regional do Fogo, na sequência da visita que o MNP havia realizado àquele estabelecimento prisional. 

Além disso, foi analisado o caso de uma denúncia de uma reclusa em greve de fome na Cadeia Central de São Vicente. 

Por fim, pretendeu-se ainda planificar a realização de encontros com algumas entidades, como a Ministra da Justiça, com o objetivo de entregar o relatório de seguimento da visita realizada recentemente à Cadeia Regional do Fogo e o relatório de atividades do MNP de 2020.

A reunião contou com as participações da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas; da Técnica Zoraida Fortes; da Secretária Jani Pina; da Comissária representante da Ordem dos Advogados, Dulce Silva; do Comissário representante da Plataforma das Comunidades Africanas Residentes em Cabo Verde, José Viana; e do representante da Ordem dos Médicos, Daniel Silves Ferreira. 

Recorde-se que a CNDHC foi designada como o Mecanismo Nacional de Prevenção da Tortura em Cabo Verde, estrutura que tem como objetivo prevenir a tortura e outras penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes em locais de privação de liberdade. 

Artigo Relacionado: 

CADEIA REGIONAL DO FOGO: MECANISMO NACIONAL DE PREVENÇÃO DA TORTURA ENVIA RELATÓRIO COM RECOMENDAÇÕES ÀS AUTORIDADES