Direitos Humanos para Crianças: CNDHC ausculta parceiros sobre adaptação da Declaração Universal dos Direitos Humanos 

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania realizou no passado dia 8 de setembro uma reunião de socialização da proposta final do conteúdo da “Declaração Universal dos Direitos Humanos adaptada para as Crianças”. 

Durante o encontro, as consultoras do projeto Alcinda Andrade e Helena Furtado fizeram uma apresentação do documento, ao que se seguiu a recolha de subsídios sobre a adaptação dos 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos para crianças dos 5 aos 10 anos. 

A iniciativa contou com a participação de representantes de instituições públicas e privadas que trabalham, de forma direta ou indireta, com crianças, nomeadamente Nair Teixeira, do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente; Lourença Tavares, da Associação de Crianças Desfavorecidas (ACRIDES); Anderson Santos, das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde; Gorete Santos, profissional de Educação de Infância, do Ministério da Educação; e Benvinda Tavares, da PlanBornefonden. 

Estiveram ainda no encontro a Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas; a Coordenadora do Projeto “Direitos Humanos para Crianças”, Italma Araújo; a Técnica Marísia Nascimento; e o Assessor Jurídico, Arlindo Sanches. 

 

 

Refira-se que a adaptação socializada é um dos produtos do Projeto “Direitos Humanos para Crianças”, implementado pela CNDHC com o financiamento da PlanBornefonden, tem como finalidade criar condições materiais para o ensino e aprendizagem dos Direitos Humanos no sistema formal de ensino em Cabo Verde. 

Artigo Relacionado: 

CNDHC APRESENTA PROJETO “DIREITOS HUMANOS PARA CRIANÇAS”