Trabalhadores Migrantes / ONU: CNDHC assiste à sessão pública com o Governo

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, enquanto Instituição Nacional de Direitos Humanos, assistiu à sessão pública da avaliação de Cabo Verde pelo Comité da Proteção dos Direitos de todos os Trabalhadores Migrantes e Membros das suas Famílias da Organização das Nações Unidas na sua 34ª sessão. 

Durante a sessão, uma equipa do Governo de Cabo Verde, liderada pelo Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Elísio Freire, respondeu às questões do Comité em formato online. 

A sessão decorreu nos dias 31 de março e 1 de abril de 2022 na Cidade de Genebra, Suíça. Segue-se o envio de recomendações ao Governo de Cabo Verde com indicações sobre as prioridades ou medidas que devem ser reforçadas para assegurar a implementação da Convenção.

Recorde-se que a Convenção sobre a Proteção dos Direitos de todos os Trabalhadores Migrantes e Membros de suas Famílias é uma das Convenções de Direitos Humanos ratificadas por Cabo Verde. Com isso, o país é obrigado a implementar os princípios previstos no documento e a apresentar relatórios periódicos ao Comité sobre o estado de implementação dessa Convenção que são depois objeto de uma sessão pública de discussão com o Governo, ao que se segue o envio de recomendações. O Comité é composto por 14 membros que são especialistas independentes em direitos humanos, oriundos de vários países do mundo. 

Artigos relacionados: 

TRABALHADORES MIGRANTES / ONU: CABO VERDE VAI SER AVALIADO PELO COMITÉ EM GENEBRA A 31 DE MARÇO E 1 DE ABRIL 

TRABALHADORES MIGRANTES / ONU: CNDHC AUSCULTADA NA SESSÃO DE AVALIAÇÃO DE CABO VERDE EM GENEBRA