Convenções Internacionais de Direitos Humanos: CNDHC congratula-se com nomeação de novos membros da Comissão Interministerial para a Elaboração de Relatórios   

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania congratula-se com a tomada de posse dos novos membros da Comissão Interministerial para a Elaboração de Relatórios às Convenções Internacionais de Direitos Humanos, no passado dia 27 de outubro de 2022. Refira-se que a referida Comissão foi criada por proposta da CNDHC. 

A Comissão Interministerial foi criada através da Resolução n.º 55/2017, de 15 de junho, alterada pela Resolução nº 98/2022, de 26 de outubro, com competências para interagir e assegurar a ligação com os organismos internacionais e regionais de direitos humanos, promover e supervisionar a preparação e elaboração de todos os relatórios de direitos humanos, nos termos e no quadro das convenções e mecanismos internacionais e regionais sobre os direitos humanos.

A Comissão terá um Secretário Executivo, João Duarte, e será composta por representantes de alguns departamentos governamentais, nomeadamente: Ministério das Finanças e Fomento Empresarial (Vera Almeida); Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social (Carmem Barros); Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional (Celita Pereira); Ministério das Comunidades (Rosângela Alfama); Ministério da Administração Interna (Jorge Andrade); Ministério da Justiça (Melany Ramos); Ministério da Educação (Wilson Moreno) e Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (Mário Cabral). 

Recorde-se que a elaboração de relatórios periódicos é um dos compromissos assumidos por Cabo Verde quando ratifica Convenções internacionais de Direitos Humanos. 

A Comissão Interminesterial é a responsável pela elaboração dos relatórios do Estado, a Comissão Nacional para os Direitos Humanos elabora relatórios paralelos enquanto Instituição Nacional de Direitos Humanos e as organizações da sociedade civil podem elaborar relatórios sombra. 

Esses relatórios são submetidos aos Comités encarregues de cada uma das Convenções Internacionais de Direitos Humanos, e são depois avaliados em sessões públicas. No final, os Comités fazem uma série de recomendações ao país, que devem ser implementadas até à próxima avaliação.

Artigos relacionados: 

+ RELATÓRIOS DE CONVENÇÕES INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS

DIREITOS HUMANOS: CNDHC REÚNE-SE COM O SECRETÁRIO EXECUTIVO DA COMISSÃO INTERMINISTERIAL PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS

CNDHC REALIZA FORMAÇÃO SOBRE A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DO ESTADO AOS MECANISMOS DE DIREITOS HUMANOS

+ DIREITOS HUMANOS: TÉCNICO DA CNDHC CERTIFICADO PARA MINISTRAR FORMAÇÕES SOBRE A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS AOS ÓRGÃOS DOS TRATADOS

DIREITOS HUMANOS: COMISSÃO INTERMINISTERIAL REÚNE-SE COM GANHRI