Educação: CNDHC recebe equipa da UDH para colaboração na área da educação para os Direitos Humanos em Cabo Verde

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) recebeu, no passado dia 22 de Janeiro de 2018, uma equipa da organização internacional Unidos pelos Direitos Humanos (UDH). No encontro, foram exploradas possibilidades de cooperação e concertadas algumas atividades a serem realizadas durante a estadia da equipa em Cabo Verde.

Carolina Rueda Lujan e Analu Ordorica, voluntárias da UDH, foram recebidas pela Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas e pelos técnicos Arlindo Sanches, Marísia Nascimento e Ilda Fortes.

A convite da CNDHC, a missão da equipa da UDH a Cabo Verde, que decorre de 22 de Janeiro a 4 de Fevereiro, prevê a realização de uma série de encontros com autoridades e palestras em escolas.

O objetivo principal é estabelecer parcerias com a CNDHC e com outras entidades nacionais com vista à promoção da educação para os direitos humanos nos vários níveis de ensino e em setores específicos, como as forças de segurança.

Com esta parceria, a CNDHC espera reforçar as suas competências para a implementação do II Plano Nacional de Direitos Humanos e Cidadania, que inclui diretrizes relacionadas com a criação de uma estratégia nacional de educação para os direitos humanos a nível do sistema formal de ensino e das forças de segurança (militares, polícia, etc.).

A Unidos pelos Direitos Humanos é uma organização internacional, sem fins lucrativos dedicada à implementação da Declaração Universal dos Direitos Humanos a nível local, regional, nacional e internacional. Tem como propósito disponibilizar recursos e atividades educacionais que informam, apoiam e unem os indivíduos, educadores, organizações e organismos governamentais na difusão e adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos em todos os níveis da sociedade. A Youth for Human Rights é uma das campanhas mais conhecidas da organização.

Artigos relacionados:

+ 70 anos da DUDH: CNDHC e UDH iniciam ações de educação para os Direitos Humanos nas escolas

+