Violência contra a Pessoa Idosa: CNDHC e CMSD assinalam efeméride com ato de Toma Benson

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC), em parceria com a Câmara Municipal de São Domingos (CMSD), realizaram no passado dia 18 de Junho de 2019, uma sessão de Toma Benson, no âmbito das comemorações do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. 

A atividade decorreu no Jardim Infantil da Várzea da Igreja, e consistiu em convidar um grupo de idosos a ir ao jardim infantil dar a bênção às crianças, como forma de promover o respeito pelos direitos humanos das pessoas idosas em Cabo Verde, recordando uma prática cultural que, cada vez mais, tem sido menos visível. 

A iniciativa contou com breves palavras dos idosos presentes sobre o significado cultural do ato de “Toma Benson” na ilha de Santiago e em Cabo Verde no geral. 

O programa incluiu ainda momentos culturais, com a participação de idosos do concelho e de crianças do Jardim Estrela e do Jardim Flor de Mãe. 

O ato contou ainda com as intervenções da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas, e da Vereadora da Câmara Municipal de São Domingos e Ponto Focal da CNDHC no concelho, Hermínia Carvalho. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Pretendeu-se, com a iniciativa, promover uma reflexão sobre a forma como a sociedade cabo-verdiana trata a população idosa e sobre os cuidados e atenção que este grupo específico precisa em termos de proteção dos seus direitos. 

Recorde-se que o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi assinalado a 15 de Junho, com o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa.