Plenária da CNDHC: Conselho Coordenador reúne-se para preparar primeira reunião do ano

No passado dia 11 de Fevereiro de 2020, o Conselho Coordenador da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania reuniu-se para preparar a primeira Reunião Plenária do ano.

 Durante o encontro, foram apresentados e discutidos os pontos que deverão integrar a ordem do dia da 48ª reunião plenária da instituição, que deverá realizar-se no próximo mês de Março.

Além da aprovação do Relatório de Atividades de 2019 e do Plano de Atividades para 2020, a ordem do dia deverá integrar outros aspetos relacionados com as atribuições e funcionamento da instituição.  

Conforme o Estatuto da CNDHC, o Conselho Coordenador é constituído pela Presidente da CNDHC, e por dois vogais membros do Comissariado (um representante das ONG e Associações Nacionais e um representante dos Departamentos Governamentais).

Atualmente o órgão é constituído pela representante da Associação dos Jornalistas de Cabo Verde, Gisela Sousa Coelho, e pela cidadã designada pelo Gabinete do Primeiro-Ministro, Eurídice Furtado Monteiro. 

Recorde-se que a CNDHC é composta por 30 Comissários que cumprem um mandato de três anos (2016-2019), reunindo-se em Plenária trimestralmente. Fazem parte da CNDHC representantes de entidades governamentais, partidos políticos, sindicatos, jornalistas, confissões religiosas e organizações da sociedade civil.

Artigos relacionados:

REUNIÃO PLENÁRIA: CNDHC AUSCULTA ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL

ESTATUTO DA CNDHC

+ COMISSARIADO DA CNDHC