CNDHC e Associação Moniz reforçam parceria

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e Cidadania (CNDHC) e a Associação para a Solidariedade e Desenvolvimento Zé Moniz assinam protocolo de cooperação. O objetivo é promover e defender os direitos humanos em Cabo Verde, reforçando as sinergias entre a CNDHC e a Associação Zé Moniz.

O protocolo, válido por um ano e que poderá ser renovado por igual período, se ambas as partes estiverem de acordo, foi rubricado pelos presidentes das duas instituições, Eurídice Mascarenhas, da CNDHC, e Manuel Faustino, da Associação Zé Moniz.

Contribuir para a redução da exclusão social, promover e garantir os direitos humanos é o que pretende a Associação Zé Moniz.

A presidente da CNDHC, Eurídice Mascarenhas, destaca a importância da parceria e as ações que têm sido realizadas pela Associação Zé Moniz na promoção dos direitos humanos, denuncia das suas violações, de estudos sobre a problemática e de luta contra a exclusão social.

Neste sentido, a Comissão pretende contar com a rede já existente da Associação, em todas as ilhas, como ponte para chegar às comunidades e empoderar a população na área dos direitos humanos. De realçar que a Associação Zé Moniz, criada em Março de 1995, é a mais antiga organização da sociedade civil, de promoção dos direitos humanos em atividade, no país.

As duas instituições comprometem-se a criar estratégias de comunicação que favoreçam um maior conhecimento dos direitos humanos, permitam desenvolver capacidade nas estruturas de base, no sentido da assunção do exercício e defesa dos direitos humanos e apoiar na concretização das políticas públicas e dos programas relacionados com a promoção dos Direitos Humanos e Cidadania.