Dia Internacional da Menina alerta para a igualdade de género desde a primeira Infância

Contribuir para o empoderamento das meninas em todo o mundo, é um dos propósitos da celebração do Dia Internacional da Menina, assinalado, anualmente, a 11 de outubro.

A data também surge para chamar a atenção da importância da igualdade de género desde a primeira infância para que se possa conter situações de pobreza e violência. Neste sentido, a ONU Mulheres reforça a importância de investimentos na liderança e no potencial das meninas.

Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) apontam que meninas dos 5 aos 14 anos passam 160 milhões de horas por dia a mais em atividades domésticas não remuneradas em comparação com meninos na mesma faixa etária.

O apelo é que haja mais envolvimento da sociedade, governos e formuladores de políticas na defesa dos direitos de desenvolvimento das meninas para que elas possam exercer suas infâncias em igualdade com os meninos, visando um mundo com mulheres mais fortes e mais empoderadas. 

Conforme as Nações Unidas, o trabalho deve ter como base a educação, com projetos que impulsionem o potencial das meninas assegurando o pleno exercício de seus direitos, particularmente em países em desenvolvimento. 

A data foi instituída em 2011 pela ONU e surgiu da necessidade de encarar os desafios que as raparigas enfrentam e de promover o empoderamento das raparigas e o cumprimento dos seus direitos humanos.

A força da união

Na noite deste dia 11 de outubro dezenas de edifícios e pontos de referência ao redor do mundo se juntarão à CARE iluminando-se em homenagem a esta comemoração global dedicada ao fortalecimento das meninas.

A CARE é a principal organização humanitária dedicada a salvar vidas, derrotar a pobreza e alcançar a justiça social através do empoderamento de mulheres e raparigas.