Dia Internacional dos Direitos Humanos: CNDHC e Observatório Cidadania Ativa promovem Conversa Aberta com a Sociedade Civil 

“Os Direitos Humanos em tempos de pandemia” foi o tema da Conversa Aberta que a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) e o Observatório Cidadania Ativa promoveram, em parceria com o Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, no dia 10 de dezembro de 2020, Dia Internacional dos Direitos Humanos, através de uma plataforma digital. 

O ato de abertura do evento contou com as intervenções da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas; do Presidente do Observatório Cidadania Ativa, Orlando Lima; e da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Ana Patrícia Graça. Seguiu-se a conversa aberta, moderada pelo Professor Universitário, Carlos Santos.  

A iniciativa, para a qual foram convidadas organizações não governamentais de todo o país, teve como objetivo principal promover um debate sobre o trabalho, a experiência e os desafios enfrentados pela sociedade civil no âmbito da pandemia da Covid-19. Pretendeu-se ainda promover uma reflexão sobre o impacto da pandemia nos diferentes grupos sociais e nas diferentes ilhas ou comunidades. 

Recorde-se que a CNDHC assinala anualmente o Dia Internacional dos Direitos Humanos, que marca a data de aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948. O documento define os 30 direitos básicos de todos os seres humanos em todos os lugares, independentemente de qualquer condição, e está traduzido em mais de 500 línguas.

 

  

 Artigos relacionados: 

+ DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS: CNDHC E POLÍCIA NACIONAL DISTRIBUEM EXEMPLARES DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS 

DIREITOS HUMANOS: CNDHC MINISTRA PALESTRA NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO ORLANDO PANTERA