Cidadania LGBTI: CNDHC reúne-se com associações LGBTI em Cabo Verde
No passado dia 17 de março de 2021, a CNDHC reuniu-se com dirigentes das três associações LGBTI existentes em Cabo Verde, com o objetivo de socializar o projeto “Cidadania LGBTI” e de reforçar a cooperação para a execução do mesmo.
No encontro estiveram presentes Anita Faiffer, Presidente da Associação Gay Cabo-verdiana; Elvis Tolentino, Presidente da Associação Arco-Íris; e Sandra Tavares, Presidente da Associação LGBTI da Praia.
O grupo enalteceu a iniciativa da CNDHC em envolvê-los no projeto e ouvir as suas opiniões sobre as estratégias e objetivos.
A Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas, esteve presente no encontro, que contou ainda com as participações do Assessor Jurídico, Arlindo Sanches; da Técnica Marísia Nascimento; e da Assessora de Comunicação, Ilda Fortes.
Após um breve enquadramento do projeto e das atividades previstas, centrou-se na preparação da formação destinada a associações, organizações e ativistas que trabalham na promoção e proteção dos direitos LGBTI. Foi feita uma apresentação da proposta de programa, que foi prontamente aprovada pelas associações.
Durante o encontro, foram ainda abordadas algumas preocupações das associações LGBTI em Cabo Verde, nomeadamente: a condição financeira da comunidade, as dificuldades de funcionamento das associações, a necessidade de criminalização da homofobia, o acompanhamento dos serviços de saúde na administração de hormônios, entre outras.
Recorde-se que a CNDHC tem em curso o projeto “Cidadania LGBTI, que conta com o financiamento da Embaixada dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, e que tem como objetivo contribuir para a promoção e garantia dos direitos humanos da comunidade LGBTI e criar as bases para um melhor exercício da cidadania nesse domínio. O projeto inclui formações, um estudo, um seminário internacional e ações de plaidoyer.
Artigos relacionados: