CNDHC lança “Declaração Universal dos Direitos Humanos para as Crianças”

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e Cidadania (CNDHC) lançou, no passado dia 18 de fevereiro de 2022, uma brochura sobre a “Declaração Universal dos Direitos Humanos para as Crianças”. 

O ato contou com as intervenções da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas; da consultora da PlanBØRNEfonden, Benvinda Tavares, enquanto financiadora do projeto; e do Director Nacional da Educação, Adriano Moreno. 

O evento contou com a participação de crianças e de representantes de diversas entidades e organizações da sociedade civil. 

A Presidente da CNDHC explicou que a brochura tem como finalidade criar condições materiais para o ensino e aprendizagem dos Direitos Humanos no sistema formal de ensino, para crianças desde tenra idade, ou seja, dos 05 aos 10 anos.

“Este documento é fruto de muitas discussões, de equipas multidisciplinares que tiveram de adaptar um documento aparentemente tão simples, com apenas 30 artigos, mas um documento grandioso, com uma linguagem simplificada às nossas crianças, com adaptação em braille e com ilustrações que pudessem fazer sentido ao dia-a-dia das crianças cabo-verdianas”, explicou Zaida Freitas.

Para Zaida Freitas os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos permitem aprendizagens que irão formar as crianças desde muito cedo, para que Cabo Verde tenha “realmente cidadãos ‘pikinotis’ que no futuro serão defensores dos direitos humanos”.

Informou, por outro lado, que a CNDHC está a elaborar o manual para os professores que terão também formação para que possam trabalhar estes conteúdos com as crianças nas escolas.

 

Artigos relacionados: 

CNDHC APRESENTA PROJETO DIREITOS HUMANOS PARA CRIANÇAS

DIREITOS HUMANOS PARA CRIANÇAS: CNDHC AUSCULTA PARCEIROS SOBRE ADAPTAÇÃO DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS 

DIREITOS HUMANOS PARA CRIANÇAS: CNDHC SOCIALIZA DRAFT COM COMUNIDADE EDUCATIVA E REALIZA PRÉ-TESTES COM CRIANÇAS