CNDHC lança Cidadão Pikinoti em Vídeo

Dezenas de crianças assistiram, esta quinta-feira, 2 de Agosto, ao lançamento do “Cidadão Pikinoti em Vídeo”. O evento decorreu no Auditório do Centro Cultural Português, na Cidade da Praia. O vídeo será brevemente divulgado nas plataformas digitais.

A iniciativa contou com um momento musical com a jovem Lívia Mendes, da Associação Cabo-verdiana de Surdos; com a atuação do jovem Titico Pires, do grupo Mon na Roda; e breves conversas com as crianças que deram as vozes ao vídeo (Aguiana Varela (voz da Samira) e Inês Monteiro (voz do Miguel).

Além de algumas instituições nacionais, as crianças que frequentam os centros do ICCA, ACRIDES e Aldeias Infantis SOS estarão presentes no evento.

O projeto contou com o financiamento da Bornefonden e da Cooperação Portuguesa, tendo sido executado pela Dikor. Resultou de uma adaptação da cartilha “Cidadão Pikinoti”, lançada pela CNDHC em 2013 com o apoio da UNICEF, com o objetivo de transmitir aos pikinotis os conceitos básicos relacionados com os seus direitos e deveres e com o exercício da cidadania.

A adaptação para o formato audiovisual, que terá uma edição com língua gestual, tem como objetivo permitir que o conteúdo seja mais atrativo e acessível ao maior número possível de crianças. O vídeo será posteriormente distribuído aos estabelecimentos de ensino do país, esperando-se que possa ser utilizado como um recurso didático.

Recorde-se que, desde o seu lançamento em 2013, a cartilha Cidadão Pikinoti tem sido distribuída pelos jardins de infância e escolas do ensino básico do país. Além disso, em 2016, foi feita uma adaptação para o Sistema Pictográfico para Comunicação (SPC), destinada a crianças com necessidades educativas especiais, em parceria com Teresa Mascarenhas.

Relacionados:

+ Cidadão Pikinoti em versão impressa

+ Cidadão Pikinoti adaptado para Sistema Pictográgico para Comunicação (SPC)