CNDHC lança Declaração Universal dos Direitos Humanos para Crianças em Vídeo

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) lançou, no passado dia 12 de agosto de 2022, a Declaração Universal dos Direitos Humanos para Crianças em Vídeo, conjuntamente com um Spot de carácter Educacional, explicando às Crianças o conceito dos “Direitos Humanos”. 

O ato foi presidido pelo Diretor Nacional de Educação, Adriano Moreno, e contou com a intervenção da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas e da veiculação e um vídeo da Presidente da PlanBørnefonden, Anne Smith Petersen. 

Seguiu-se a visualização dos vídeos adaptados dos 30 Artigos da Brochura “Declaração Universal dos Direitos Humanos para Crianças”, introduzidos por um Spot sobre os Direitos Humanos.

O programa do evento incluiu ainda momentos culturais com crianças do Centro Cultural Brasil-Cabo Verde e da Associação Cabo-verdiana de Surdos e uma conversa com Carolina Varela, a criança que emprestou a voz à “Samira”.

O público presente, além de representantes de várias entidades, incluiu crianças das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, da Associação Cabo-verdiana de Surdos, da Associação de Crianças Desfavorecidas (ACRIDES) e do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA).   

Os vídeos correspondem à adaptação para o formato audiovisual do produto matriz do Projeto “Direitos Humanos para Crianças”, promovido pela CNDHC e financiado pela PlanBørnefonden, que tem como finalidade criar condições materiais para o ensino e aprendizagem dos Direitos Humanos no sistema formal de ensino, para crianças dos 05 aos 10 anos. 

Refira-se que o projeto se enquadra no âmbito das atribuições da CNDHC em matéria de educação, nomeadamente a promoção de iniciativas que visam formar e incentivar o respeito pelos Direitos Humanos (artigo 5º dos Estatutos da CNDHC). 

 

 

 

 

 

 

 

Artigos relacionados: 

SANTIAGO NORTE / EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS: 31 PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARTICIPARAM EM AÇÃO DE CAPACITAÇÃO

CNDHC LANÇA “DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS PARA AS CRIANÇAS”

CNDHC APRESENTA PROJETO DIREITOS HUMANOS PARA CRIANÇAS