Direitos Humanos/ Avaliação: Relatório para UPR entregue às Nações Unidas

O relatório de Cabo Verde sobre a situação dos Direitos Humanos, no âmbito da Revisão Periódica Universal (UPR) já foi entregue ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Recorde-se que o país irá ser avaliado no próximo dia 8 de Maio em Genebra, Suíça.

No seguimento do atelier de socialização realizado no passado dia 23 de Fevereiro, (ver link em baixo), onde foram recolhidos subsídios de representantes de setores governamentais e da sociedade civil, o relatório foi finalizado e imediatamente enviado às Nações Unidas.

O documento servirá de base para a avaliação a que o país será sujeito pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas no próximo dia 8 de Maio, em Genebra, Suíça, no âmbito da Revisão Periódica Universal, um mecanismo para avaliar o estado de consolidação dos princípios de Direitos Humanos num país.

Recorde-se que o relatório foi elaborado pelas consultoras Clara Barros e Dionara Anjos, sob coordenação da CNDHC, e com o apoio de um um grupo de seguimento interministerial em que participaram representantes do Gabinete do Primeiro Ministro, Ministério da Justiça e Trabalho e Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades.

Foto: Nações Unidas

Artigos relacionados:

+ Revisão Periódica Universal: CNDHC realiza atelier de socialização do Relatório

+ Direitos Humanos / Avaliação ONU: CNDHC reúne-se com Primeiro-ministro