Crimes Sexuais: CNDHC inicia primeira fase do projeto de intervenção com condenados

A primeira fase do projeto de intervenção com condenados por crimes sexuais iniciou no passado dia 16 de Julho, com a realização de um encontro entre a Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas, e o especialista que irá elaborar o projeto, Ricardo Barroso.

O encontro contou ainda com a presença da Técnica da CNDHC, Marísia Nascimento.

O projeto, que contará com o financiamento da UNICEF e da Direção dos Serviços Prisionais e de Reinserção Social, consistirá na elaboração e implementação de um protocolo de avaliação e de intervenção com condenados por crimes sexuais, incluindo a elaboração de um manual de formação e apoio técnico e a realização de uma ação de formação a profissionais das áreas da reinserção social e da saúde.

Ricardo Barroso é psicólogo, com ampla experiência no estudo das caraterísticas e especificidades dos agressores sexuais em Portugal.

Nesta primeira fase do projeto, que decorreu de 15 a 22 de Julho, o especialista esteve nas ilhas de Santiago, Santo Antão e São Vicente para a realização de uma série de entrevistas com entidades nacionais que lidam com a temática, sobretudo relacionadas com a área da justiça, da proteção da criança e da saúde.

Seguir-se-á a elaboração do manual de intervenção e da formação a técnicos nacionais, a ser realizada ainda em 2018.

Recorde-se que o projeto vem no seguimento de uma das recomendações do estudo “O perfil dos condenados por crimes sexuais contra menores: Conhecer para melhor intervir”, promovido pela CNDHC em 2016, referente à necessidade de acompanhamento psicológico dos reclusos condenados por este tipo de crime de forma a avaliar e evitar a probabilidade de casos de reincidência.

O estudo foi realizado pela equipa de consultoras, constituída por Carla Corsino, Dionara Anjos e Francisca Freyre, que analisaram os aspetos jurídicos, sociológicos e psicológicos dos condenados por crimes sexuais contra menores em Cabo Verde.


 
Artigos relacionados:

+ CNDHC e DGGPRS assinam protocolo para um estudo sobre crimes sexuais contra menores em Cabo Verde

+ Crimes Sexuais contra Menores: CNDHC realiza apresentação pública de estudo sobre o perfil dos condenados

+ Estudo - “O perfil dos condenados por crimes sexuais contra menores: Conhecer para melhor intervir”